DESAFIO
– Dimensionamento da estrutura de escoramento para cargas elevadas de acordo com o projeto de estabilidade.
– Necessidade de criar via de circulação no interior do cimbre para a passagem de veículos de suporte à obra, durante todo o período que duram os trabalhos.
SOLUÇÃO
A construção de Túnel João Abel de Freitas, um túnel rodoviário a céu aberto, realizou-se com recurso às torres de Escoramento Towrok.
A torres Towrok são constituídas por elementos que depois de montados formam uma estrutura rígida de alta segurança com a capacidade de cargas de, no mínimo, 100 kN por elemento ou de 200 kN por torre.
Os trabalhos decorrentes da construção do túnel colocaram um desfio adicional à estrutura Towrok: a necessidade de criar uma via de circulação no interior do cimbre para a passagem de veículos de suporte à obra, durante todo o período que duram os trabalhos.
O Departamento de Engenharia da Metalusa acompanhou a obra, facultando todos os elementos de apoio necessários para a correta utilização dos seus equipamentos.
Esta foi mais uma obra concluída com sucesso pelo parceiro com recurso aos equipamentos Metalusa.